segunda-feira, 29 de junho de 2009

Contando sua história

Semanalmente tenho a tarefa de entrevistar senhores e senhoras da minha cidade. No jornal do meu pai (Tribuna Regional) tem uma coluna chamada Contando sua história, que retrata a trajetória de pessoas daqui de Auriflama.

Na última semana tive o prazer de entrevistar uma senhorinha muito simpática, atenciosa e extrovertida.

Carinhosamente chamada por Irmã Santa, Guilhermina já está chegando aos 86 anos, mas dá um baile em muitas pessoas mais novas (eu, por exemplo). Diariamente ela sai pelas ruas de Auriflama vendendo doces, para ajudar na renda familiar.

Das muitas pessoas que entrevistei, algumas me chamaram a atenção, seja pela educação, carisma ou pela sua história em si, e a Irmã Santa, com certeza, foi uma delas.

Tenho um coração enorme, e as pessoas que convivem comigo não podem negar isso. Essa ‘bondade’ tenho o orgulho de dizer que herdei da minha mãe, que é ‘amorosa e dedicada’ como eu.

Não importa a pessoa, criança, idoso ou jovem, quando se torna nossa amiga, não medimos esforços para ajudar, agradar e estar por perto. Costumo brincar que somos ‘doces’.

E com a Irmã Santa não foi diferente. Entrevistei a senhora, tirei a foto para a Coluna e a agradeci pela atenção. Ela me deu um abraço tão carinhoso, me agradeceu por estar lá conversando com ela, que não teve como eu não pedir um favor – tirar uma foto com ela e seu esposo, que esse ano completa 101 anos. Eu tinha que registrar o momento. Ela gostou tanto que pediu até para mim revelar a foto e levar para ela, para ficar como lembrança minha.

Era para eu ter postado esse texto no sábado, depois que o jornal fosse veiculado, mas as fotos estavam no computador do jornal, e eu esqueci de pegar. Por isso hoje disponibilizo a Coluna como foi publicada no Tribuna Regional e as fotos que eu tirei com eles. Espero que gostem.


Contando sua história

Educação, carisma e simplicidade são características marcantes da entrevistada do Contando sua história desta edição. Perto de completar 86 anos, Guilhermina Barbosa Custódio é filha de José Barbosa de Souza e Jovina Maria de Jesus. A mulher esforçada nasceu na cidade de Portelinha (MG), no dia 12 de julho de 1923.

Guilhermina é carinhosamente conhecida como Irmã Santa. Ela conheceu seu esposo, Aureliano Custódio, em sua residência, no município de Mato Verde (MG). “Ele foi passear na minha casa, começamos namorar e depois de pouco tempo nos casamos”. O casal já completou 62 anos de matrimônio.

Dessa união nasceram os filhos Maria de Lourdes, José Barbosa, Ivani, Maria Cleuza, Isaías, Lídia, Eunice, Geni Terezinha e Cleuza (in memorian). A família mora há mais de 40 anos em Auriflama. “Mudamos aqui para trabalhar. Em Minas Gerais, a situação estava difícil, então resolvemos vir trabalhar na roça”, relembra.

A cidade naquela época ainda era pequena, e, segunda ela, suja. “Hoje está bonita, limpa, uma cidade gostosa”, menciona. Mas a senhora ainda fala de uma área que está necessitando de melhorias, a saúde. “Não apenas eu, mas todos nós precisamos da área da saúde. Faltam médicos. Quando sentimos alguma coisa e vamos consultar, temos que esperar muito tempo para ser atendido. Isso é muito ruim.”

Animada, Guilhermina nos conta que já se dedicou à criação do bicho da seda, na cidade de Arapuca - Mato Grosso. Em Auriflama, ela trabalhou na roça, café, milho, cana-de-açúcar, algodão, amendoim, além de ter sido doméstica.

Hoje com 20 netos e 21 bisnetos, Irmã Santa destaca que a sua alegria é a família. “Todos perto de mim, todos unidos, essa é a minha alegria”. Ela tem filhos, netos e bisnetos nas cidades de Campinas, Arthur Nogueira, Jundiaí, São José do Rio Preto, Auriflama e em cidades de Minas Gerais.

A perda de duas filhas, em apenas três dias, deixou Guilhermina abalada. “Morávamos no sítio e não tínhamos condições de tratamento. As minhas meninas Geni Tereza (7 anos) e Cleuza (3 anos) pegaram sarampo e em apenas três dias as duas faleceram”, recorda o fato com tristeza.

Com a idade, vários problemas vão surgindo, mas a saúde de dona Guilhermina poder ser considerada de ferro. “Não tenho pressão alta, não tenho diabetes e nem colesterol”, diz.

Porém, o sonho da senhora está relacionado à sua saúde. “Quero tratar a minha visão, porque não enxergo direito, e a minha audição, porque o aparelho me incomoda muito. Esses dias uma amiga me deu a consulta, e graças a Deus eu vou poder me tratar”, afirma.

Um acidente em 2006 foi um dos fatos que marcou a vida de Irmã Santa. “Estava indo para a igreja quando um carro me atropelou. Fui para Santa Casa, depois fui encaminhada para Araçatuba, onde passei 13 dias internada. Não foi nada fácil”, relembra.

Evangélica há mais de 40 anos, Irmã Santa começou frequentando uma igreja ainda em Minas Gerais, mas quando chegou à Auriflama não encontrou a mesma igreja e então começou a congregar na Presbiteriana Renovada, onde está até hoje. “Tenho orgulho de servir a Deus”, ressalta a reportagem.

A mulher religiosa comenta que gosta muito do hino Sabor de Mel, da cantora gospel Damares. “Esse louvor é muito bonito e fala muito das bênçãos que Deus tem para nós, dos seus milagres”, completa.

Muito forte e animada, Irmã Santa em suas horas vagas sai com uma de suas netas para vender doces pelas ruas de Auriflama. “Todo dia eu saio de casa para vender meus docinhos, passo por todos os lugares, por todos os bairros”. Ela agradece a Deus por essa ter sido a maneira que ela encontrou para ajudar em casa.

sexta-feira, 26 de junho de 2009

Os três porquinhos...

A minha semana não foi uma das melhores. Apesar de estar de férias, quase não tive tempo para mim, para as minhas atividades da facul (TCC), para descansar, resumindo... para nada!

Na última terça-feira, 23, quando cheguei em casa do jornal, cansada e sem muita paciência... o meu irmãozinho Matheus, de quase 5 anos, me pediu para que eu lesse uma historinha pra ele.. de um livrinho da escola. E lá fui eu ler para ele "Os três porquinhos".

Ele já sabe a história toda, mas isso não importa, tenho que ler. O legal dos livrinhos da escola dele é que tem os personagens de pelúcia. Então, antes de começar a ler ele foi dividir os personagens (3 porquinhos)

- Qual você quer ser? O verde, o azul ou o vermelho? (Matheus)
- Eu quero ser o vermelho! (eu)
- Mas todos são homens tá? São porquinhOs! (ele)
- Tá..vou ser o vermelho! (eu)
- Mas porque você quer ser o vermelho? (ele)
- Você não mandou eu escolher? Quero ele! (eu)
- Tá bom.. (ele)

Começei a ler.. e não li uma página e o Matheus já me interrompeu!

- Mas eu queria tanto ser o vermelho!
- Tá bom Matheus, me dá o azul! (eu)

Ele pensou..pensou... e falou

- Tá bom, o azul!

Continuei a ler.. e ele com os porquinhos que queria!
Quando cheguei mais ou menos na página 3 entendi o porque da troca dos porquinhos..


o da casa de tijolo (a forte, que o lobo não consegue derrubar), era exatamente a do porquinho de roupa vermelha... e é claro que o meu irmãozinho queria ser o mais forte e esperto né? (essas crianças de hoje...meu Deus!!!)


Eu que nem sabia de nada só fui entender
toda a conversa do início depois!

Pedi pra tirar uma foto dos porquinhos e na hora ele já topou, e é claro, fez pose!

Olha que bonitinho... cara de santo...rsrs!


sábado, 20 de junho de 2009

Pense nisso...

"Não deixe que a saudade sufoque, que a rotina acomode, que o medo impeça de tentar. Desconfie do destino e acredite em você. Gaste mais horas realizando que sonhando, fazendo que planejando, vivendo que esperando, porque, embora quem quase morre esteja vivo, quem quase vive já morreu."
(Luiz Fernando Veríssimo)

sábado, 13 de junho de 2009

A SeMaNa...

Que semana corrida!!!

No meu aniversário (10/06) eu até que tentei escrever um post para o meu blog... mas não deu! Por causa do feriado de quinta (11), o fechamento do jornal foi exatamente na quarta (10).
Resumindo: Não tive tempo nem para respirar! Nem parecia que era meu aniversário! Mas, tudo bem... pensei que na quinta eu teria um tempinho...mas me enganei também!
Passei o dia todo no ônibus,vindo para casa da minha mãe! Por ser feriado esperei mais que o normal..os horários de ônibus não bateram...sai da casa do meu pai às 9h e cheguei na minha mãe quase 17h.

Ai...para quem não sabe.. eu e a minha mãe fazemos aniversário no mesmo dia..então..quando cheguei na quinta tinha um bolinho para comemorar o nosso aniversário!!! (Nada de post então, RS)

Sexta-feira.. e o meu post iria sair! Que nada, a noite tinha casamento e o dia foi reservado para os preparativos! Mas hoje, sábado, estou aqui para contar as coisas legais da minha semana!


Vamos lá!

Segunda-feira a noite fui para Jales com o meu pai, minha madrasta e o Matheus! Fomos para uma reunião que eles tinham que participar, mas na cidade tinha um circo, o Circo do Marcos Frota. Aproveitamos a oportunidade e fomos também no circo. Foi legal, rimos bastante!




Na quarta-feira de manhã levei na facul um bolo, para comemorar o meu niver. Depois de uma prova (não muito fácil) todos se reuniram para cantar parabéns e, é claro, comer o bolo. Foi bem legal, afinal, a minha turma quase não gosta de festa!!! Rsrsrs!



As meninas tirando foto!



Detalhe: em Auriflama, na Sorveteria do Paulinho (Pingo de Mel), no dia do seu niver você ganha um cascão.. e eu e o Matheus aproveitamos né? rs!




A minha maninha Angélica, eu e a Norelei, de tarde na rádio!




Olha que linda a cesta que eu ganhei! Adorei!

Depois, antes de voltar para Auriflama, a ‘turma do carro’ (Jaque, Vanessa, Juninho e eu), resolveu passar pelo shopping. Foi divertido andar com esse pessoal!




Finalizando a minha semana, ontem, sexta-feira, eu e a minha família fomos para o casamento do Maciel Dantas, dono do jornal O Povo aqui de Mariápolis. Foi muito bom, reencontrei pessoas que não via há tempos, tirei foto com todos da família e dei boas gargalhadas.



Eu, o noivo e a noiva!





Eu e as minhas primas com o Vitor, um amigo de infância que não via há tempo...muito bom revê-lo!



Fer e Dri, amigos que também fazia tempo que não via!




Os noivinhos do bolo :)




Olha que menino lindooo!

Tato, eu e o Dani (gatoooss)



Minha vó Guiomar e a Lo

Minha mãe, eu e o meu gatinho!













Com as minhas primas..Isa, Ana e Lo [ Todas parecendo bonecas :) ]

* Registrei todos os momentos, afinal, amo fotos!

quarta-feira, 10 de junho de 2009

sexta-feira, 5 de junho de 2009

terça-feira, 2 de junho de 2009

Final de semana TUDO DE BOM...

Esse final de semana foi demais. Eu estava precisando de um tempo perto da minha mãe, do meu irmãozinho, das minhas primas, da minha vó... da minha família. E esse final de semana eu aproveitei tudo isso e muito mais, rs!

Além de conversar bastante, curtir o colinho da mamãe e passear, ela ainda fez as comidas e doces que mais gosto, e no domingo, antes de eu vir embora, para esquentar um pouco do friozinho, ela ainda fez pipoca e chocolate quente. :D
Tudoo muitoo bomm!

Resumindo, o meu final de semana foi TUDO DE BOM!!!
Para fechar com chave de ouro o meu post deixo duas fotos, que como sempre, falam por mim!

Lorena, Luana, eu, Dani e Isabella

Tato, Dani e eu Lorena e eu (minha cópia,rs)