sexta-feira, 16 de julho de 2010

DEFINIÇÃO DE SAUDADE

Recebi um e-mail hoje com uma história linda...que vale a pena ler..
O texto é de Rogério Brandão, médico oncologista clinico.

Emocionante como uma criança pode definir um sentimento que muitos adultos não sabem nem mesmo o que é...

Médico cancerologista, com 29 anos de atuação profissional, posso afirmar que cresci e me modifiquei com os dramas vivenciados pelos meus pacientes..

Um dia, um anjo passou por mim...

Recordo-me do Hospital do Câncer de Pernambuco, onde dei meus primeiros passos como profissional. Nesse hospital, comecei a freqüentar a enfermaria infantil, e a me apaixonar pela oncopediatria.

Com o nascimento da minha primeira filha, comecei a me acovardar ao ver o sofrimento destas crianças. Até o dia em que um anjo passou por mim.

Meu anjo veio na forma de uma criança com 11 anos, calejada por 2 anos de tratamentos os mais diversos, hospitais, exames, manipulações, injeções, e os desconfortos trazidos pelos programas de quimioterapias e radioterapia.

Mas nunca vi meu anjo fraquejar. Já a vi chorar sim, muitas vezes, mas não via fraqueza em seu choro. Via medo em seus olhinhos, e isto é humano! Mas via confiança e determinação.

Um dia, cheguei ao hospital de manhã e encontrei meu anjo sozinho no quarto. Perguntei pela mãe. E comecei a ouvir uma resposta que ainda hoje não consigo contar sem vivenciar profunda emoção.

Meu anjo respondeu:
- Tio, às vezes minha mãe sai do quarto para chorar escondido nos corredores. Quando eu morrer, acho que ela vai ficar com muita saudade de mim. Mas eu não tenho medo de morrer, tio. Eu não nasci para esta vida!
Pensando no que a morte representava para as crianças, que assistem seus heróis morrerem e ressuscitarem nos seriados e filmes, indaguei:
- E o que morte representa para você, minha querida?
- Olha tio, quando agente é pequena, às vezes, vamos dormir na cama do nosso pai e no outro dia acordamos no nosso quarto, em nossa própria cama não é?
- É isso mesmo, e então?
- Vou explicar o que acontece, continuou ela: Quando nós dormimos, nosso pai vem e nos leva nos braços para o nosso quarto, para nossa cama, não é?
- É isso mesmo querida, você é muito esperta!
- Olha tio, eu não nasci para esta vida! Um dia eu vou dormir e o meu Pai vem me buscar. Vou acordar na casa Dele, na minha vida verdadeira!

Boquiaberto, não sabia o que dizer. Fiquei parado, sem ação.
- E minha mãe vai ficar com muitas saudades minha, emendou ela.
Perguntei ao meu anjo: - E o que saudade significa para você, minha querida?

- Não sabe não tio? Saudade é o amor que fica!



Hoje, aos 53 anos de idade, desafio qualquer um dar uma definição melhor, mais direta e mais simples para a palavra saudade: é o amor que fica!

Um anjo passou por mim...

Foi enviado para me dizer que existe muito mais entre o céu e a terra, do que nos permitimos enxergar. Que geralmente, absolutilizamos tudo que é relativo (carros novos, casas, roupas de grife, jóias) enquanto relativizamos a única coisa absoluta que temos, nossa transcendência.

Meu anjinho já se foi, há longos anos. Mas me deixou uma lição que ajudou a melhorar a minha vida, a tentar ser mais humano e carinhoso com o outros, a repensar meus valores.

3 comentários:

NORELEI FRANZIN disse...

Linda história realmente, bem que Jesus nos disse que deveriamos ser como as crianças, puras e sinceras de coração para aceitar o Deus que nos chama a cada manhã... ela estava certa, pra quem está em Cristo haverá um novo céu, uma nova terra trazidos por Jesus em sua volta...

BEM AVENTURADOS OS QUE SAO COMO CRIANÇAS, POIS DESSES É O REINO DO CÉUS..."

Diego Fernandes disse...

Bem legal a história mesmo! E ótima definição!

Beijão Tamy! Saudades de você!

Angélica Neri disse...

É interessante como um texto é capaz de estimular a nossa reflexão e, em grande parte, moldar atitudes.

A saudade é um sentimento que causa dor, mas, ao mesmo tempo, nos traz a mensagem do amor. Só sente saudade quem é capaz de amar.

Que depois desta leitura todos possam repensar a vida e buscar em Deus sabedoria. A partir dela, acredito que seja possível avançarmos...

É necessário um amadurecimento pessoal. Não podemos viver em ritmo de constante arrependimento. Devemos valorizar a vida e a todos que estão ao nosso lado. Precisamos praticar o amor sempre...

Esta vida é passageira e neste mundo há aflições. Que possamos amar uns aos outros como a nós mesmos, praticando o que o Senhor nos ensina.

Chegará um tempo em que nada mais poderá ser feito. Apenas colheremos o que plantamos...

Que Deus abençoe a todos!