sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Kit da felicidade...

Há mais de um mês, ao sair de um hotel em Votuporanga, ganhei uma caixinha preta, tipo porta jóia. Achei uma gracinha, abri, dei uma olhada, mais por falta de tempo, não olhei detalhadamente...só vi que tinha um papel...deduzi que fosse propaganda.. e guardei.

Essa semana achei a caixinha...e fui olhar tudo que tinha dentro. Me surpreendi...leiam o texto e vão entender a foto:

Esse é um kit da felicidade. Nele vocês encontrarão o indispensável para acompanhá-los por toda a vida:

Um fio dourado: representa a família e os amigos, eles valem ouro.

Um elástico: representa o círculo de amizades, ele poderá ficar grande ou pequeno, conforme sua capacidade e desejo de relacionar-se com os outros.

Um clipe: para juntar os ensinamentos e experiências positivas.

Uma borracha: para apagar os mal-entendimentos, ela representa o perdão e o coração aberto.

Uma vela: para que tenham luz nos momentos mais difíceis.

Lembre-se sempre de levar duas balinhas: uma para adoçar sua vida e outra para adoçar a do próximo.



sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Clima seco e as queimadas

Na última semana escrevi duas matérias sobre o tempo seco e as queimadas que tem afetado o Estado. Acompanhem as reportagens publicadas no Jornal Tribuna Regional, de Auriflama, e Jornal da Cidade, de Guzolândia.



CLIMA - Umidade relativa do ar atinge 10%; adequado para saúde é 60%
Ar seco deixa Estado em alerta



A baixa umidade relativa do ar tem causado preocupação em todos os Estados. Sem previsão de chuva para os próximos dias, a população sofre as consequências das mudanças climáticas.



O ar seco provoca incômodo na boca, nariz e olhos, além de agravar problemas de saúde. Com o clima quente, é recomendado que seja evitada a prática de atividades ao ar livre e exposição ao sol entre as 10h e 17h e de exercícios físicos entre 11h e 15h.

Dados do Ciiagro (Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas), do Estado de São Paulo, indicam que a última chuva na cidade foi de 33 milímetros, na semana de 1 a 4 de abril.



As cidades de Valparaíso, Votuporanga e Presidente Prudente registraram níveis de umidade entre 10 e 11%, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Barretos e Jales ficaram no limite da emergência, com 12%. Em São José do Rio Preto a umidade é de 12%. O índice adequado à saúde é de 60%. Em Auriflama, o menor índice registrado esta semana foi de 15%.



O ar seco aumenta as doenças respiratórias. O médico Delfim Pires recomenda o uso de umidificadores de ar ou a utilização de recipientes com água nos quartos, antes de dormir. “Muitas pessoas colocam uma pequena travessa com água nos locais, e isso não resolve nada. O certo é colocar várias assadeiras, que tem uma grande superfície de contato para que a água evapore e umedeça o ar”, explica. Além disso, o médico aconselha que as pessoas molhem o piso constantemente, coloquem várias toalhas molhadas próximas ao ventilador e tomem bastante líquido para hidratar o corpo.





Clima seco aumenta queimadas




O clima quente e seco é propicio para queimadas. Na última quarta-feira, dia 1, uma extensa área da Fazenda Felicidade, localizada no Córrego do Escondido, em Guzolândia, foi tomada pelo fogo.


Segundo informações obtidas com o delegado Eduardo Pandini, ainda não se sabe a causa do incêndio, mais suspeita-se de que alguém ateou fogo na cana-de-açúcar, pertencente a Usina Generalco. O fogo consumiu a cana, pastagem e área de preservação permanente.


Caminhões da própria usina trabalharam no combate as chamas. As polícias militar, civil e ambiental estiveram envolvidos no caso.



Pista fica interditada por causa do fogo

Essa semana também teve mais um incendio na região, dessa vez na Fazenda Santa Fé, em frente a Base da Polícia Rodoviária de Sud Mennucci, próximo ao Rio São José.


A queimada aconteceu no dia 4 por volta das 6h. As chamas só foram controladas por volta das 14h, com o auxílio do Corpo de Bombeiros de Pereira Barreto e dos caminhões pipas das usinas Pioneiros e Interlagos. No total, foram queimados 600 alqueires, localizados entre o quilometro 600 a 604. A pista até teve que ser interditada dos dois lados por volta de 40 minutos.


A foto de sábado: