sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Clima seco e as queimadas

Na última semana escrevi duas matérias sobre o tempo seco e as queimadas que tem afetado o Estado. Acompanhem as reportagens publicadas no Jornal Tribuna Regional, de Auriflama, e Jornal da Cidade, de Guzolândia.



CLIMA - Umidade relativa do ar atinge 10%; adequado para saúde é 60%
Ar seco deixa Estado em alerta



A baixa umidade relativa do ar tem causado preocupação em todos os Estados. Sem previsão de chuva para os próximos dias, a população sofre as consequências das mudanças climáticas.



O ar seco provoca incômodo na boca, nariz e olhos, além de agravar problemas de saúde. Com o clima quente, é recomendado que seja evitada a prática de atividades ao ar livre e exposição ao sol entre as 10h e 17h e de exercícios físicos entre 11h e 15h.

Dados do Ciiagro (Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas), do Estado de São Paulo, indicam que a última chuva na cidade foi de 33 milímetros, na semana de 1 a 4 de abril.



As cidades de Valparaíso, Votuporanga e Presidente Prudente registraram níveis de umidade entre 10 e 11%, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Barretos e Jales ficaram no limite da emergência, com 12%. Em São José do Rio Preto a umidade é de 12%. O índice adequado à saúde é de 60%. Em Auriflama, o menor índice registrado esta semana foi de 15%.



O ar seco aumenta as doenças respiratórias. O médico Delfim Pires recomenda o uso de umidificadores de ar ou a utilização de recipientes com água nos quartos, antes de dormir. “Muitas pessoas colocam uma pequena travessa com água nos locais, e isso não resolve nada. O certo é colocar várias assadeiras, que tem uma grande superfície de contato para que a água evapore e umedeça o ar”, explica. Além disso, o médico aconselha que as pessoas molhem o piso constantemente, coloquem várias toalhas molhadas próximas ao ventilador e tomem bastante líquido para hidratar o corpo.





Clima seco aumenta queimadas




O clima quente e seco é propicio para queimadas. Na última quarta-feira, dia 1, uma extensa área da Fazenda Felicidade, localizada no Córrego do Escondido, em Guzolândia, foi tomada pelo fogo.


Segundo informações obtidas com o delegado Eduardo Pandini, ainda não se sabe a causa do incêndio, mais suspeita-se de que alguém ateou fogo na cana-de-açúcar, pertencente a Usina Generalco. O fogo consumiu a cana, pastagem e área de preservação permanente.


Caminhões da própria usina trabalharam no combate as chamas. As polícias militar, civil e ambiental estiveram envolvidos no caso.



Pista fica interditada por causa do fogo

Essa semana também teve mais um incendio na região, dessa vez na Fazenda Santa Fé, em frente a Base da Polícia Rodoviária de Sud Mennucci, próximo ao Rio São José.


A queimada aconteceu no dia 4 por volta das 6h. As chamas só foram controladas por volta das 14h, com o auxílio do Corpo de Bombeiros de Pereira Barreto e dos caminhões pipas das usinas Pioneiros e Interlagos. No total, foram queimados 600 alqueires, localizados entre o quilometro 600 a 604. A pista até teve que ser interditada dos dois lados por volta de 40 minutos.


A foto de sábado:

2 comentários:

César Costa disse...

clima Seco , mostra o quanto somos dependentes cada vez mais do Senhor .
Mande CHUVA SENHOR . Manda abundante chuva dos Céus Sobre o Brasil .

NORELEI disse...

Verdade, estamos há 5 meses sem chuva,imagina então quando segundo o relato Biblico ficaram 3 ANOS E MEIO sem chover sobre a terra? Mas depois Deus mostrou sua misericordia com o povo de Israel e a mandou...
assim esperamos pela chuva do Senhor novamente!