terça-feira, 7 de abril de 2009

7 de abril - Dia do Jornalismo


Navegando na internet hoje encontrei dois textos que gostei sobre o DIA DO JORNALISMO, e resolvi publicá-los aqui no meu blog.

São quase um resumão das aulas do primeiro ano do curso...rs

(www.portalsaofrancisco.com.br)

A comunicação sempre se fez presente em todos os estágios de evolução humana. Mas, a origem do jornal se deu na Europa por meio dos ingleses, franceses, alemães e, mais tardiamente, o jornal chegou aos Estados Unidos e na América. O Jornal possui a responsabilidade de instigar seus leitores a pensar, a estimular seu senso crítico e a debater temas de interesse da sociedade.

Hoje, ser Jornalista é ser um profissional da Informação. Sua função é coletar informações que sejam de interesse público e divulgá-las para a sociedade. Entre as especialidades da profissão, um jornalista pode ser: arquivista pesquisador, assessor de imprensa, diretor de redação, editor, jornalista, produtor de texto, repórter de televisão ou rádio, revisor, repórter fotográfico.

São esses profissionais que recolhem, apuram, selecionam, redigem, difundem idéias e as registram através de imagens e de sons. Eles ainda são responsáveis por interpretar e organizar as informações e notícias a serem difundidas, expondo, analisando e comentando os acontecimentos. A divulgação dessas informações pode ser feita através de jornais, revistas, televisão, rádio, internet, assessorias de imprensa e quaisquer outros meios de comunicação com o público. O trabalho de todo profissional da informação deve ser orientado no sentido de garantir o direito à informação qualificada, ética, democrática e cidadã para toda a população.

Fonte: IBGE teen ; UFSC


(www.umtoquedemotivacao.com)

Segundo o Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa, a palavra “jornalismo” quer dizer profissão exercida pelo jornalista. Este, é quem apura, reúne, seleciona e difunde idéias, fatos e informações com clareza, rapidez e exatidão.

Em busca de informações atualizadas e de interesse público, ele é responsável pela sua divulgação na imprensa, representada por jornais, rádios, revistas, televisão e Internet.

O profissional da informação. Numa redação de jornal ou revista pode ocupar desde a função de repórter, pauteiro até a de diretor.

Há também os jornalistas que trabalham nas rádios, agências de notícias, assessorias de imprensa e em sites de conteúdo na Internet.

Com o boom da internet, muitos jornalistas de jornal e revista estão deixando as redações e aderindo ao jornalismo on-line. Ocupam funções de repórteres e editores de conteúdo, alimentando os sites com informações para todos os gostos.

A assessoria de imprensa também é uma das áreas mais procuradas pelos jornalistas para trabalhar.

Ao lado da assessoria de imprensa está o setor de Jornalismo empresarial também muito disputado por jornalistas. A atividade está concentrada na coleta e produção de informações em empresas públicas e privadas, dirigidas a públicos segmentados.

Fonte: www.ibge.com.br

Nenhum comentário: