Uma semana pra lá de especial.
É assim que posso definir a minha semana passada (entre os dias 11 a 14).
Aprendizado e oportunidades aliados a diversão. Foi simplesmente tudo de bom.
Como em um post anterior, vou contar tudo por dias.. assim não esqueço de nenhum detalhe...rsrsrs!
*Mas, antes, preciso que todos saibam como foi difícil convencer meu pai a me deixar ir. Por causa dos compromissos do jornal (para ele) era praticamente impossível liberar eu e a Angélica na mesma semana para ir para São Paulo. As duas querendo ir...então ele resolveu que eu ficaria: “Não posso proibir a Angélica de ir, agora você é minha filha”. Resumindo, eu ficaria.
Por causa disso passei as férias angustiada, pensando nas oportunidades que eu perderia.
Duas semanas antes do evento o meu pai fez uma reunião e nos informou que se eu e a Angélica deixássemos as coisas do jornal adiantadas ele me liberaria também. Dito e feito...claroooo que aceitei.
Agora posso começar... :D
SEGUNDA-FEIRA
Tudo começou às 4h, quando saímos da minha casa de táxi. Eu e a
Angélica íamos de ônibus, mas uma irmã da minha madrasta, que mora em Sampa, veio para cá nesse final de semana, então aproveitamos a carona.
11h30 chegamos na capital. Demos uma volta para conhecer a cidade, almoçamos e já fomos para o Estadão, onde às 14h começaria a Semana Estado de Jornalismo.
Fiquei encantada com tudo. Muitas pessoas, alunos de várias universidades, de diversas regiões do Brasil, palestrantes.... tudo perfeito.
Abrindo a programação, o economista Hugo Penteado abordou o tema “Economia ecológica e sustentabilidade”. O assunto me chamou a atenção, gostei bastante.
Depois da palestra, o jornalista Francisco Ornellas nos explicou sobre o prêmio Jovem Jornalista e nos passou as pautas para aqueles que quisessem escrever.
Depois do encerramento das atividades desse dia, eu e a Angélica fomos conhecer pessoalmente uma amiga que só conhecíamos por Internet. Anna Carolina Neto trabalha no Estadão na parte gráfica. Claro que aproveitamos para conhecer o seu local de trabalho né?
Ônibus, metrô e táxi. Segunda-feira encerrada.
Não era bem assim que eu queria...tentei desesperadamente assistir a gravação do programa CQC (Custe o que custar), mas a moça que trabalha na platéia me informou que as vagas só estão disponíveis para o mês de setembro... fazer o que né? Ir para casa descansar...
TERÇA-FEIRA
Começamos o dia bem: na famosa 25 de Março. Fomos conhecer as lojas, barracas, camelódromos daquele local.
Para ajudar, estava chovendo.. garoando... e como disse a Cleuza (dona da casa em que estávamos hospedadas): “Vocês vieram a São Paulo, a terra da garoa. Não tinha graça vir pra cá e não passar por isso”.
Logo já chegou a hora de estar novamente no Estadão, agora para uma palestra com os jornalistas Pedro Dória (Portal Estadão), Filomena Saleme (Rádio Eldorado) e Renato Lombardi (TV Record), que comentaram sobre a carreira profissional.
Depois da palestra conhecemos a Rádio Eldorado, que é no mesmo prédio, e todos os seus estúdios... AM e FM.
Saindo Estadão resolvemos tentar conhecer o prédio da Rede Record, que fica perto do metrô da Barra Funda. Mas não foi tão simples assim...
Comecei a conversar com o segurança e explicar a situação..ele logo me deu um telefone para tentar agendar...tentei, mas nada.. só pra não sei quanto tempo. Voltamos para a portaria.
Tentamos falar mais uma vez com o segurança, já que tinha trocado de turno e era outro. De repente aparece a Ana Paula Padrão e o Celso Freitas, do Jornal da Record, para fumar lá fora.. claro que não poderia faltar uma foto, né?
**Detalhe: não foi uma foto, foram 3. O senhor que fotografou para a gente tremeu na primeira, cortou a cabeça do Celso na segunda e acertou na terceira... :D
Fomos para uma outra portaria, a da saída dos carros. A Angélica, muito corajosa, parava todo mundo que saía de lá para explicar a situação e pedir para conhecer o prédio, até que deu certo. Cícero Lima, que trabalha na Rádio Record nos passou o telefone do Anderson França, responsável pelo jornalismo da Rádio Record. Ele autorizou a nossa entrada..fomos na portaria, mas estava fechada... a visita a emissora teve que ser adiada para quarta-feira.
A noite ainda estávamos animadas para passear no shopping com a Poly, filha do casal que nos recebeu. Lojas, compras, Mc e cinema encerraram o nosso dia.
QUARTA-FEIRA
Começamos pelo Brás.
A tarde o articulista do Estadão e representante da Faculdade de Comunicação da Universidade de Navarra, Carlos Alberto Di Franco, ministrou sobre “Jornalismo, ética e qualidade”.
Saindo de lá voltamos a Record, e agora conseguimos entrar. Tudo muito lindo. Tudo muito organizado. Tudo perfeito. Ficamos encantadas.
Anderson França nos mostrou os estúdios da Rádio e alguma coisa da TV... principalmente da Record News. Na ocasião ia começar a gravação do Economia e negócios e estava acontecendo a do Tudo é Possível. Tudo muito legal.
Lá tivemos a oportunidade de conhecer Fátima Turci (apresentadora do Programa Economia e Negócios, da Record News), a cantora Kelly Key, o comediante Shaolin (interpretando a Xoelma – Tudo é Possível), e o comentarista esportivo Juarez Soares.
Que dia!!!
REDE RECORD
QUINTA-FEIRA
COMEÇAMOS O NOSSO DIA na Jovem Pan. Como a Rádio do meu pai (Nova Difusora), é afiliada ao sistema da Pan, foi fácil conhecer tudo lá. O amigo Kalhil nos recebeu na emissora.
Conhecemos a AM, FM e On-line...inclusive os estúdios onde é feito o programa do Pânico.
Depois fomos até a Faculdade Cásper Líbero, que é famoso com o curso de Jornalismo e a TV Gazeta... mas lá não conseguimos entrar.
Às 14h, para encerrar a Semana Estado, o editor-chefe do Estadão, Marcelo Beraba, ministrou sobre o tema “Jornalismo investigativo e qualidade da apuração”.
Na quinta também ganhamos uma camiseta do evento :D
Para finalizar lá no Estadão com chave de ouro, o Chico Ornellas nos mostrou as redações e nos contou um pouco sobre a história do jornal. Me encantei com tudo.
A noite eu, a Angélica fomos conhecer o maior shopping de São Paulo... o Michel foi o nosso ‘guia’. Muito bom..compras e Mc de novo...que sacrifício... rsrsrs.
JOVEM PAN
ESTADÃO
SEXTA-FEIRA
De manhã fomos para Diadema, cidade onde a minha amiga Angélica morou por muito tempo. Passeamos bastante.
De tarde tivemos a oportunidade de conhecer o Palácio dos Bandeirantes, sede do Governo do Estado de São Paulo. O educador Luciano Ruas nos mostrou parte da estrutura e nos contou um pouco das historias e das obras do local.
Aí...já era tarde e tivemos que voltar para casa... porque tínhamos que voltar ainda na sexta-feira a noite.
Tudo muito bom. Quero agradecer de coração ao Manoel – que nos levou para muitos lugares com o seu táxi.
Cleuza – que nos tratou como filhas e teve uma paciência enorme com as interioranas.
Poly – que deixou tudo e todos para passear com a gente
Michel – que cedeu o seu quarto e o seu tempo durante toda a semana.
SÁBADO – niver da minha migah Angélica
Começamos o dia no Mc... tomando café.
Chegamos em casa por volta das 10h30.
A noite tínhamos compromisso – Festa do Beto Okamoto...chegamos lá tinha uma mesa reservada para a imprensa: claro que registramos o momento.