quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Semana em São Paulo - tudo de bom

Uma semana pra lá de especial.
É assim que posso definir a minha semana passada (entre os dias 11 a 14).
Aprendizado e oportunidades aliados a diversão. Foi simplesmente tudo de bom.

Como em um post anterior, vou contar tudo por dias.. assim não esqueço de nenhum detalhe...rsrsrs!

*Mas, antes, preciso que todos saibam como foi difícil convencer meu pai a me deixar ir. Por causa dos compromissos do jornal (para ele) era praticamente impossível liberar eu e a Angélica na mesma semana para ir para São Paulo. As duas querendo ir...então ele resolveu que eu ficaria: “Não posso proibir a Angélica de ir, agora você é minha filha”. Resumindo, eu ficaria.
Por causa disso passei as férias angustiada, pensando nas oportunidades que eu perderia.
Duas semanas antes do evento o meu pai fez uma reunião e nos informou que se eu e a Angélica deixássemos as coisas do jornal adiantadas ele me liberaria também. Dito e feito...claroooo que aceitei.
Agora posso começar... :D

SEGUNDA-FEIRA

Tudo começou às 4h, quando saímos da minha casa de táxi. Eu e a Angélica íamos de ônibus, mas uma irmã da minha madrasta, que mora em Sampa, veio para cá nesse final de semana, então aproveitamos a carona.

11h30 chegamos na capital. Demos uma volta para conhecer a cidade, almoçamos e já fomos para o Estadão, onde às 14h começaria a Semana Estado de Jornalismo.
Fiquei encantada com tudo. Muitas pessoas, alunos de várias universidades, de diversas regiões do Brasil, palestrantes.... tudo perfeito.

Abrindo a programação, o economista Hugo Penteado abordou o tema “Economia ecológica e sustentabilidade”. O assunto me chamou a atenção, gostei bastante.
Depois da palestra, o jornalista Francisco Ornellas nos explicou sobre o prêmio Jovem Jornalista e nos passou as pautas para aqueles que quisessem escrever.


Depois do encerramento das atividades desse dia, eu e a Angélica fomos conhecer pessoalmente uma amiga que só conhecíamos por Internet. Anna Carolina Neto trabalha no Estadão na parte gráfica. Claro que aproveitamos para conhecer o seu local de trabalho né?



Ônibus, metrô e táxi. Segunda-feira encerrada.

Não era bem assim que eu queria...tentei desesperadamente assistir a gravação do programa CQC (Custe o que custar), mas a moça que trabalha na platéia me informou que as vagas só estão disponíveis para o mês de setembro... fazer o que né? Ir para casa descansar...




TERÇA-FEIRA

Começamos o dia bem: na famosa 25 de Março. Fomos conhecer as lojas, barracas, camelódromos daquele local.
Para ajudar, estava chovendo.. garoando... e como disse a Cleuza (dona da casa em que estávamos hospedadas): “Vocês vieram a São Paulo, a terra da garoa. Não tinha graça vir pra cá e não passar por isso”.

Logo já chegou a hora de estar novamente no Estadão, agora para uma palestra com os jornalistas Pedro Dória (Portal Estadão), Filomena Saleme (Rádio Eldorado) e Renato Lombardi (TV Record), que comentaram sobre a carreira profissional.

Depois da palestra conhecemos a Rádio Eldorado, que é no mesmo prédio, e todos os seus estúdios... AM e FM.

Saindo Estadão resolvemos tentar conhecer o prédio da Rede Record, que fica perto do metrô da Barra Funda. Mas não foi tão simples assim...
Comecei a conversar com o segurança e explicar a situação..ele logo me deu um telefone para tentar agendar...tentei, mas nada.. só pra não sei quanto tempo. Voltamos para a portaria.

Tentamos falar mais uma vez com o segurança, já que tinha trocado de turno e era outro. De repente aparece a Ana Paula Padrão e o Celso Freitas, do Jornal da Record, para fumar lá fora.. claro que não poderia faltar uma foto, né?
**Detalhe: não foi uma foto, foram 3. O senhor que fotografou para a gente tremeu na primeira, cortou a cabeça do Celso na segunda e acertou na terceira... :D

Fomos para uma outra portaria, a da saída dos carros. A Angélica, muito corajosa, parava todo mundo que saía de lá para explicar a situação e pedir para conhecer o prédio, até que deu certo. Cícero Lima, que trabalha na Rádio Record nos passou o telefone do Anderson França, responsável pelo jornalismo da Rádio Record. Ele autorizou a nossa entrada..fomos na portaria, mas estava fechada... a visita a emissora teve que ser adiada para quarta-feira.

A noite ainda estávamos animadas para passear no shopping com a Poly, filha do casal que nos recebeu. Lojas, compras, Mc e cinema encerraram o nosso dia.

QUARTA-FEIRA


Começamos pelo Brás.

A tarde o articulista do Estadão e representante da Faculdade de Comunicação da Universidade de Navarra, Carlos Alberto Di Franco, ministrou sobre “Jornalismo, ética e qualidade”.

Saindo de lá voltamos a Record, e agora conseguimos entrar. Tudo muito lindo. Tudo muito organizado. Tudo perfeito. Ficamos encantadas.
Anderson França nos mostrou os estúdios da Rádio e alguma coisa da TV... principalmente da Record News. Na ocasião ia começar a gravação do Economia e negócios e estava acontecendo a do Tudo é Possível. Tudo muito legal.

Lá tivemos a oportunidade de conhecer Fátima Turci (apresentadora do Programa Economia e Negócios, da Record News), a cantora Kelly Key, o comediante Shaolin (interpretando a Xoelma – Tudo é Possível), e o comentarista esportivo Juarez Soares.

Que dia!!!




REDE RECORD

QUINTA-FEIRA

COMEÇAMOS O NOSSO DIA na Jovem Pan. Como a Rádio do meu pai (Nova Difusora), é afiliada ao sistema da Pan, foi fácil conhecer tudo lá. O amigo Kalhil nos recebeu na emissora.
Conhecemos a AM, FM e On-line...inclusive os estúdios onde é feito o programa do Pânico.

Depois fomos até a Faculdade Cásper Líbero, que é famoso com o curso de Jornalismo e a TV Gazeta... mas lá não conseguimos entrar.

Às 14h, para encerrar a Semana Estado, o editor-chefe do Estadão, Marcelo Beraba, ministrou sobre o tema “Jornalismo investigativo e qualidade da apuração”.
Na quinta também ganhamos uma camiseta do evento :D

Para finalizar lá no Estadão com chave de ouro, o Chico Ornellas nos mostrou as redações e nos contou um pouco sobre a história do jornal. Me encantei com tudo.

A noite eu, a Angélica fomos conhecer o maior shopping de São Paulo... o Michel foi o nosso ‘guia’. Muito bom..compras e Mc de novo...que sacrifício... rsrsrs.




JOVEM PAN




ESTADÃO
SEXTA-FEIRA

De manhã fomos para Diadema, cidade onde a minha amiga Angélica morou por muito tempo. Passeamos bastante.

De tarde tivemos a oportunidade de conhecer o Palácio dos Bandeirantes, sede do Governo do Estado de São Paulo. O educador Luciano Ruas nos mostrou parte da estrutura e nos contou um pouco das historias e das obras do local.

Aí...já era tarde e tivemos que voltar para casa... porque tínhamos que voltar ainda na sexta-feira a noite.

Tudo muito bom. Quero agradecer de coração ao Manoel – que nos levou para muitos lugares com o seu táxi.
Cleuza – que nos tratou como filhas e teve uma paciência enorme com as interioranas.
Poly – que deixou tudo e todos para passear com a gente
Michel – que cedeu o seu quarto e o seu tempo durante toda a semana.


SÁBADO – niver da minha migah Angélica

Começamos o dia no Mc... tomando café.
Chegamos em casa por volta das 10h30.
A noite tínhamos compromisso – Festa do Beto Okamoto...chegamos lá tinha uma mesa reservada para a imprensa: claro que registramos o momento.

14 comentários:

Rafael Lopes disse...

Ai que inveja de vocês, queria ter idooo, buáááááá, rss


Que bom que aproveitaram muito, fizeram contatos?? Me passem depois, ahaha

bjos

Anônimo disse...

Que emocionante......e quem diria hein...parecia que a Padrão era maior...hauahua...ela consegue ser menor que vc Tamy!rsrsr...brincadeirinha!
Parabéns pela semana Estado....e principalmente pra vc...que esse ano se forma!
Bjão querida!

Disciplina de Radiojornalismo disse...

Olha, não é por nada não, mas vcs ficaram muito mais lindas nas fotos nos estúdios das rádios.

Até com o China vcs tiraram foto hein hehehehe

MAs aquela "montagem" com o Celso e a Ana Paula ficaram muito bem feitas viu, está mandando bem no photoshop hehehehe

Bjos kerida q bom q curtiu viu, vc precisava disso.

Allan D' Augustin disse...

eu queria ter ido para a Semana Estado, deixa um dia eu vo tbn..gostei muitooo bjus

Bruna disse...

Aproveitou 'pooooooooouuuuco' heim!!!! Ah se surge uma dessas na minha área!!!huaahuahau Bjão linda!

Diuan Feltrin disse...

Viajei para São Paulo com vocês ao ler essa detelhada narrativa!!! Muito bom! Parabéns por mais essa aventura!!!
Beijão

Diuan Feltrin disse...

Viajei para São Paulo com vocês ao ler essa detelhada narrativa!!! Muito bom! Parabéns por mais essa aventura!!!
Beijão

Diuan Feltrin disse...

Viajei para São Paulo com vocês ao ler essa detelhada narrativa!!! Muito bom! Parabéns por mais essa aventura!!!
Beijão

Diuan Feltrin disse...

Viajei para São Paulo com vocês ao ler essa detelhada narrativa!!! Muito bom! Parabéns por mais essa aventura!!!
Beijão

Cláudio Henrique disse...

Simplesmente perfeito o relato. Parabens pelo empenho de cada uma viu, com certeza serao otimas jornalistas. Ó passa no meu blog tbm viu. bjusss

JULIANA MARTINS disse...

HUM QUE BACANA HEM, NOSSA IMAGINA QUE UM DIA VC PODE ESTAR LA, NESSES LUGARES QUE VISITOU ..... QUE LEGAL HEM AI VOU LA PENTELHAR VC.... SE NÃO DEIXAR EU ENTRAR NA SUA SALA HEM KKKKK

Unknown disse...

As duas companheiras de trabalho mó metidas... acham que tão podendo la em sampa... é bem jeito de caipiras mesmo, parece q nunca foram à sampa....
Mas eu gosto de vcs mesmo assim...rsrs
Parabéns pela viagem, espero que tenham aproveitado o suficiente...
Bjussssssss

Ivan Ambrósio disse...

Parabéns pela semana. Arrasaram!!! Me emocionei ao olhar as fotos da Rádio Record e da Jovem Pan aonde tenho grande amigos que estão ajudando no TCC e no final do ano estarei indo lá agradecer pessoalmente!!! Tudo de bom Tamyris e tenho certeza que serão grandes jornalistas, no qual terei orgulho de aprender bastante com vc e ser parceiro e grande amigo de profissão!!! Bjsss

Anônimo disse...

Oiiii, demorei para postar, mas aqui estou eu... me vi na foto, lá no Parque Gráfico e fiquei com saudades (não sou mais funcionária do Estado. Saí dia 1 de setembro.) Poxa, adorei a semana de vs, eu que moro em São Paulo, nunca fui na Record, nem nos estúdios da Jovem Pan, parabéns... E o TCC muita correria??
Beijusssss Anna Carolina